segunda-feira, 15 de abril de 2013

Comissão Estadual do PROERD faz visita a cidade de Santa Cruz

Quinta-feira, 07 de Abril de 2011

O prefeito Péricles da Rocha recebeu em seu gabinete a visita da Comissão Estadual do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A visita de cortesia aconteceu no início da noite de ontem (07), no gabinete da prefeitura, onde estavam presentes a Coordenadora Estadual do Programa, Coronel Margarida; o Comandante da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED), Major Arthur; o Coordenador Regional do PROERD de Santa Cruz, Cabo Jailson; e a Secretária Nacional de Segurança Pública, Tereza Dantas, dentre outros membros da Comissão.
Este é o terceiro ano do PROERD no município, e os resultados não poderiam ser melhores, é o que diz o prefeito de Santa Cruz, Péricles da Rocha. “Estamos recebendo hoje a Comissão Estadual do PROERD, e tivemos a satisfação de também receber a Secretária Nacional de Segurança Pública. Nós somos umas das cidades que mais surtiu resultados positivos no combate as drogas, desde que o Programa foi instalada aqui, isso me deixa muito feliz”, disse.

A Comissão chegou a Santa Cruz, após retornarem da cidade de São Bento do Trairi, onde criaram a unidade da PROERD de lá. “É fundamental multiplicarmos a atuação do Programa em todos os municípios do Estado. A droga é um câncer na sociedade, ela mata os sonhos desses jovens, destrói as perspectivas, e induzem ao crime, e é isso que nós que fazemos a Polícia Militar não queremos”, comentou a Coordenadora Estadual do PROERD do Rio Grande do Norte, Comandante Margarida.
Santa Cruz quando implantou o Programa na cidade, já contava com algumas políticas públicas de prevenção independentes. A chegada do PROERD durante a gestão do atual prefeito, só veio somar força as ações de combate já desenvolvidas. “O PROERD deu norte as ações que desenvolvíamos, porque deu o suporte técnico e financeiro de que precisávamos. Prova disso são os resultados que obtivemos em menos de três anos, com ações até na Zona Rural da cidade”, explicou o Coordenador Regional, Cabo Jailson.
O PROERD foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e depois incorporado pelos demais estados do País. Ele é aplicado através de termo de cooperação, firmado entre a Secretaria de Segurança, Secretarias de Educação, e Escolas Particulares. Apenas Policiais Militares que possuam o curso de formação de instrutores PROERD podem ministrar aulas e fazer parte do Programa de prevenção.
Alguns órgãos ou programas municipais que atuam em caráter combativo/preventivo na cidade de Santa Cruz são o PETI, Projeto Cidadão do Amanhã, o próprio PROERD e o Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário